Resultado de pesquisa - Austa IMC

Você pesquisou por:

Especialistas

24 resultados encontrados

Especialidades

17 resultados encontrados

Ortopedia

Especialidade médica que cuida da saúde relacionada aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. O aumento da velocidade de locomoção do ser humano trouxe também eventuais traumas. Outro importante campo de atuação da especialidade é na área do esporte, na qual temos as lesões esportivas com características próprias de cada atividade física particular. As lesões decorrentes das atividades esportivas que envolvem o sistema músculo-esquelético, de modo geral, afetam músculos, tendões, cápsula, ligamentos de articulações e ossos nos mais diversos graus de comprometimento.

16 de Agosto MAIS

Medicina do Esporte e do Exercício

A Medicina do Esporte é uma especialidade responsável pela atenção em saúde do indivíduo que realiza algum exercício físico ou esporte de forma profissional ou amadora. O foco é o cuidado da saúde do paciente como um todo, tendo o exercício físico e o esporte como ferramentas de análise para melhoria de qualidade de vida e desempenho do indivíduo nas suas práticas físicas.

30 de Setembro MAIS

Eletrofisiologia Cardíaca e Arritmia Cardíaca

É a especialidade da cardiologia que trata dos distúrbios do ritmo do coração. Nas duas últimas décadas foi a área com os maiores avanços para o diagnóstico e tratamento de problemas cardíacos, como a arritmia cardíaca. A arritmia cardíaca ocorre quando os impulsos elétricos do coração não funcionam corretamente. Pode não haver sintomas, mas quando ocorrem, os sintomas incluem uma vibração ou dor no peito, desmaios ou tontura. Se necessário, o tratamento inclui medicamentos, procedimentos médicos, ou até cirurgia.

16 de Agosto MAIS

Urologia

A Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor das pessoas do sexo masculino. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos, realizando o diagnóstico e tratamento de problemas relacionados ao trato urinário.

18 de Março MAIS

Hematologia

A Hematologia é a especialidade médica que estuda e trata doenças do sangue e dos órgãos onde se formam as células do sangue. O hematologista cuida de pacientes com leucemia, linfoma, mieloma múltiplo e outras doenças malignas; assim como as benignas, como anemias adquiridas ou congênitas, entre outras.

25 de Fevereiro MAIS

Nefrologia

Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista. Entre as principais atividades do nefrologista, pode-se destacar a prevenção de doenças renais; diagnóstico e tratamento de infecções urinárias, nefrites, litíase renal (pedra nos rins), doença renal crônica, hemodiálise, entre outras.

19 de Agosto MAIS

Angiologia

A Angiologia é a especialidade médica que trata do estudo clínico de doenças vasculares e sua prevenção, ou seja, doenças relacionadas ao sistema circulatório, localizadas nas artérias e veias do corpo. Nossos especialistas se baseiam em medidas preventivas, como a prática de atividade física e mudanças de hábitos para a recuperação da saúde dos pacientes, além do uso de medicamento quando é necessário. Entre as principais doenças acompanhadas estão: as Varizes, Tromboses e Arterioscleroses.

08 de Junho MAIS

Pneumologia

A Pneumologia é a especialidade que realiza o estudo e o tratamento das doenças relacionadas com o aparelho respiratório e toda sua estrutura, incluindo pulmões, traqueia e brônquios. Entre as patologias tratadas pelo pneumologista destacam-se: a pneumonia, tuberculose, enfisema pulmonar, asma, insuficiência respiratória, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquites, entre outras.

08 de Junho MAIS

Gastroenterologia

A Gastroenterologia é a especialidade que estuda e diagnostica a função normal e as doenças do esôfago, estômago, intestino delgado, cólon e reto, pâncreas, vesícula biliar, dutos biliares e fígado. O médico gastroenterologista se dedicada à prevenção e ao tratamento de doenças do trato gastrointestinal e do fígado, entre as mais comuns e importantes estão: os pólipos e câncer de cólon, hepatite, refluxo gastroesofágico, problemas nutricionais, síndrome do intestino irritável e pancreatite.

08 de Junho MAIS

Endocrinologia

A Endocrinologia é a especialidade que qualifica o médico para avaliar todo o sistema endócrino do corpo, ou seja, o funcionamento das glândulas que são responsáveis pela liberação dos hormônios, que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O endocrinologista faz o diagnóstico e trata doenças que afetam essas glândulas e o metabolismo, entre elas estão: hipertiroidismo, hipotiroidismo, diabetes, obesidade, dificuldades para engravidar, dislipidemia, entre outras.

08 de Junho MAIS

Cirurgia Vascular

Diferente da Angiologia, a Cirurgia Vascular é a especialidade competente para realizar tratamentos vasculares através de procedimento cirúrgico. Nossos cirurgiões vasculares atuam no diagnóstico, estudo e tratamento cirúrgico de doenças dos vasos sanguíneos, adotando desde procedimentos invasivos, com incisões, até os menos invasivos, como as intervenções por dentro das veias e artérias.

08 de Junho MAIS

Cirurgia Torácica

A Cirurgia Torácica é a especialidade que trata das doenças do tórax e do sistema respiratório com indicação cirúrgica. Os locais do corpo contemplados nessa especialidade são: pulmões; parede torácica, que são tecidos de revestimento, ossos, costelas e os músculos do tórax; traqueia; brônquios; membrana que recobre o pulmão (pleura); mediastino (região entre os pulmões) e esôfago. Entre os diversos tipos de procedimentos realizado nessa especialidade, o mais comum é o dos pulmões.

08 de Junho MAIS

Cirurgia Cardíaca

A Cirurgia Cardíaca é a especialidade que trata de forma cirúrgica as deformidades e problemas causados por doenças do coração, por exemplo, nas artérias coronárias, nas válvulas cardíacas, na aorta e de anomalias cardíacas congênitas. Atualmente as cirurgias cardíacas são realizadas com técnicas extremamente seguras e, na maioria das vezes, com baixo risco. Nossos profissionais contam com larga experiência nesses tipos de procedimentos, além de equipamentos modernos em nosso centro cirúrgico.

08 de Junho MAIS

Cardiopatia e Gravidez

O profissional que trabalha com a especialidade de Cardiopatia e Gravidez realiza o cuidado com o coração da mulher cardiopata ou não durante a gestação. A gravidez é responsável por sobrecarregar o sistema cardiovascular da gestante, no caso das cardiopatas aumenta o risco obstétrico e fetal. O diagnóstico e tratamento durante a gestação também requerem um cuidado especial devido às mudanças hemodinâmicas no corpo da mulher e as restrições medicamentosas, necessitando de recomendações mais específicas.

08 de Junho MAIS

Cardiopediatria

A Cardiopediatria é a especialidade médica que realiza o diagnóstico e o tratamento de doenças cardíacas em crianças. Na verdade, o Cardiopediatra pode fazer o acompanhamento desde o pré-natal, nos casos em que são descobertas cardiopatias congênitas no feto, durante os exames de rotina. O profissional também faz o acompanhamento do colesterol elevado, de arritmias, hipertensão, infecções no coração, doenças reumáticas que afetam o coração, entre outras.

08 de Junho MAIS

Cardiogeriatria

A Cardiogeriatria é uma especialização complementar da cardiologia, que amplia o conhecimento do médico em relação às principais características do envelhecimento do sistema cardiovascular. Nossos profissionais focam em uma assistência apropriada ao paciente idoso, com abordarem para reabilitação cardíaca, tratamentos e promoção da saúde na melhor idade.

08 de Junho MAIS

Cardiologia

A Cardiologia é a especialização da medicina que cuida do coração: a nossa especialidade. Os cardiologistas examinam o coração, fazem o diagnóstico e o acompanhamento dos tratamentos. Nossos especialistas estão preparados para atender pacientes com qualquer tipo de patologia cardiológica e se empenham na prevenção para minimizar o aparecimento dessas doenças. Entre as mais tratadas estão: a Hipertensão Arterial, a Doença Arterial Coronariana, Insuficiência Cardíaca, Cardiopatia Congênita, Endocardite, Arritmia Cardíaca, Miocardite e Valvulopatias.

03 de Junho MAIS

Artigos

11 resultados encontrados

UTI Cardiológica do IMC é reconhecida pela 2ª vez consecutiva

A UTI Cardiológica do Instituto de Moléstias Cardiovasculares (IMC) se destaca entre as melhores do país, recebendo pela segunda vez consecutiva a certificação de "UTI Top Performer", concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela Epimed Solutions. Esse reconhecimento reafirma o compromisso do IMC em oferecer atendimento de alta qualidade e eficiência aos pacientes críticos. A avaliação, que abrangeu 707 hospitais e instituições de saúde em todo o Brasil, representa o maior registro epidemiológico de UTIs no mundo, de acordo com a AMIB. "Estas certificações têm por objetivo orientar políticas de saúde e estratégias para melhorar o cuidado dos pacientes críticos no país e a eficiência das UTIs", destaca Marcelo de Oliveira Maia, diretor presidente da AMIB. Carlos Reis, CEO da Epimed Solutions, complementa: "UTIs com estas características contribuem de forma diferenciada para garantir a sustentabilidade e a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade e complexidade". A Epimed, especializada em soluções para a gestão de informações clínicas e epidemiológicas, possui um sistema presente em mais de 750 UTIs de 400 hospitais brasileiros, somando 11.000 leitos. "Possuímos a maior base de dados clínicos e epidemiológicos da América Latina para que possamos elaborar a nossa matriz de eficiência", explica Reis. "Ter uma equipe de profissionais altamente capacitados é fundamental para manter o padrão de excelência que conquistamos na UTI Cardiológica do IMC. A qualidade do atendimento não depende apenas da tecnologia avançada, mas principalmente do conhecimento e dedicação dos nossos colaboradores. Além disso, processos bem estabelecidos dentro da unidade são essenciais para garantir a segurança dos pacientes e a eficiência dos tratamentos. Cada membro da nossa equipe sabe exatamente o que fazer e como agir em situações críticas, o que faz toda a diferença no cuidado dos nossos pacientes", destaca o cardiologista, Dr. Luciano Miola, Diretor médico do IMC. O reconhecimento reforça a posição do IMC como uma instituição comprometida com a excelência no atendimento hospitalar, garantindo a segurança e o bem-estar dos pacientes em situações críticas.

03 de Setembro MAIS

IMC realiza procedimento inédito em Rio Preto

IMC – Instituto de Moléstias Cardiovasculares realizou uma crioablação, procedimento inédito na cidade, para tratamento de arritmia cardíaca Saudável e praticante de atividade física, paciente foi surpreendido e teve alta hospitalar apenas dois dias após a crioablação O IMC – Instituto de Moléstias Cardiovasculares realizou um procedimento inédito na cidade, a crioablação para tratamento de fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca que se caracteriza por batimentos acelerados e irregulares do coração, que impactam na saúde do paciente, inclusive com risco de AVC e morte. Mais de 20 milhões de pessoas sofrem da doença, resultando em mais de 320 mil mortes súbitas por ano, no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas. A crioablação foi feita pela equipe do Grupo de Eletrofisiologia e Tratamento de Arritmias Cardíacas (Getac), coordenado pelo cardiologista e eletrofisiologista Prof. Dr. Adalberto Menezes Lorga Filho. O vendedor Percival Moyano de Pádua Junior, de 57 anos, morador de Tanabi, foi submetido ao procedimento com sucesso, nesta sexta-feira (19 de julho) e, dois dias depois, já teve alta do Hospital do IMC. A crioblação é o procedimento feito através de congelamento, no qual o eletrofisiologista utiliza-se da tecnologia por cateter balão, que resfria o tecido entre 50 e 70 graus negativos, eliminando os focos de arritmia. Dr. Lorga Filho destaca que a crioablação é uma alternativa terapêutica ao procedimento normalmente utilizado com energia de radiofrequência. “Na crioablação, produzimos lesões circulares mais extensas ao redor dos ostios (orifícios) das veias pulmonares, que desembocam no átrio esquerdo, enquanto na ablação com radiofrequência as lesões são puntiformes, exigindo que façamos mais aplicações para atingir o objetivo: o isolamento elétrico dessas veias. Com isso, a crioablação tende demandar menos tempo do que o procedimento com energia de radiofrequência”, explica o eletrofisiologista do IMC. A fibrilação atrial (FA) é a condição em que ocorre a desorganização dos estímulos elétricos cardíacos nos átrios, com isso, a frequência cardíaca fica em níveis superiores e irregulares. Esta arritmia é causada por gatilhos originados nas veias pulmonares, por isso o objetivo do procedimento é o isolamento elétrico das quatro veias pulmonares. Embora tenha histórico de casos de arritmia cardíaca na família, Percival foi surpreendido ao descobrir que provavelmente poderia ter a doença, ao aferir a pressão em uma farmácia. “Sempre tive saúde muito boa e pratique esportes, mas, para minha sorte, o farmacêutico sugeriu que eu procurasse um cardiologista”, conta o vendedor. A primeira crioablação realizada pelo IMC de Rio Preto foi um sucesso e, em apenas dois dias, Percival recebeu alta hospitalar. “Apesar de saber que eu ia ser o primeiro a passar por esse procedimento, sempre estive tranquilo. Estou muito feliz por saber que em breve poderei voltar às minhas atividades e a praticar esportes”, afirmou o morador de Tanabi.

03 de Setembro MAIS

IMC chega a 2.000 cirurgias cardíacas com circulação extracorpórea

O IMC – Instituto de Moléstias Cardiovasculares, de São José do Rio Preto, realizou a cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea de número 2.000, o que reforça sua condição de centro de referência em cardiologia no Estado de São Paulo. O PACIENTE, MORADOR DA CIDADE, foi o 2.000º paciente a se submeter a este procedimento de alta complexidade e que requer um cirurgião com larga experiência e equipe que envolve 10 profissionais de várias especialidades na sala de operação. “Devolver a saúde ao PACIENTE é a melhor maneira de celebrarmos estes 2.000 procedimentos, realizados ao longo de 30 anos no IMC”, afirmou cirurgião cardíaco Roberto Vito Ardito, médico que integra o corpo clínico do Instituto de Moléstias Cardiovasculares há 50 anos e para onde levou esta técnica cirúrgica de alta complexidade. As 2.000 cirurgias foram realizadas em pacientes de todo o país com problemas graves no coração, como obstruções ateroscleróticas (placas de gordura ou calcificações), valvopatias e cardiopatias congênitas. Para operar o paciente neste procedimento, a equipe cirúrgica do IMC conta com o auxílio de uma máquina de circulação extracorpórea, ou seja, pela qual a circulação de sangue do paciente é total ou parcialmente transportada para fora do organismo, passando por tubos e órgãos artificiais, sendo depois devolvido ao corpo. A cirurgiã cardíaca do IMC Renata Bogdan explica que a máquina desempenha as funções do coração e do pulmão. “O sangue entra na máquina, que retira o gás carbônico, em troca por oxigênio, substituindo assim o pulmão. Depois o sangue, com a pressão arterial, temperatura e oxigenação necessárias, retorna ao sistema arterial do paciente. Desta maneira, a máquina faz o correspondente à bomba miocárdica ou coração”, detalha a cirurgiã, que opera junto com Dr. Ardito há 28 anos no IMC de Rio Preto. A máquina, assim, oferece três condições essenciais à realização da cirurgia: 1. mantém todos os órgãos do paciente em plena atividade; 2. propicia que o coração a ser operado esteja inativo e livre de sangue; 3. permite ao médico dispor de mais tempo para abordagem cirúrgica. Dr. Ardito ressalta que o advento da cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea resultou em avanço enorme das cardiopatias com grande resolutividade. “A invenção da máquina que nos auxilia e o seu desenvolvimento foram muito importantes, contudo, para primordiais para o sucesso da operação são a experiência e o conhecimento do cirurgião e equipe”, salienta o médico do IMC.

16 de Fevereiro MAIS

Procedimento inédito na região, é realizado no IMC

Bioprótese foi desenvolvida em Rio Preto e é utilizada em procedimentos no mundo todo Aos 57 anos, a moradora de Auriflama Joana D’arc da Silva Aguera vivia debilitada e correndo risco de morte devido ao mau funcionamento da válvula tricúspide, em seu coração. Pior: por ter passado já por duas cirurgias cardíacas, uma terceira era inviável por impor riscos enormes. Este quadro desesperador, no entanto, teve uma feliz reviravolta quando a mulher passou por um procedimento inédito na região noroeste paulista, realizado pelo cardiologista e hemodinamicista Pedro Garzon e a equipe do Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC, de Rio Preto, no dia 1° de setembro. Detalhe importante: no procedimento, foi implantada uma bioprótese desenvolvida por uma empresa sediada em Rio Preto e que já salvou a vida de mais de 1.500 pessoas em todo o mundo. Na manhã desta sexta-feira, 8 de setembro, J.S.A. teve alta hospitalar do IMC de Rio Preto, com a perspectiva de retomar sua rotina, mas agora com qualidade de vida. “Sentia muita falta de ar, cansaço enorme, não conseguia me agachar ou varrer. Operada, já me senti muito bem durante os dias em que fiquei no IMC. Agora, é vida nova. Voltar para minha família e fazer o que não vai conseguia”, afirmou Joana. Dr. Pedro Garzon salienta que o procedimento realizado pelo IMC tem impacto significativo na medicina, pois oferece agora alternativa terapêutica a pacientes de risco extremo para os quais até então a cirurgia aberta não era indicada. “A nossa paciente havia passado por duas cirurgias para colocação de válvulas no coração, por isso, realizar uma terceira era totalmente contraindicado. Felizmente, com a parceria da empresa que desenvolveu a prótese, pudemos devolver a ela a qualidade de vida”, afirmou o cardiologista do IMC. Além de utilizar a prótese inovadora, este procedimento beneficia muito a paciente por ter sido minimamente invasivo, ou seja, com o auxílio de modernos equipamentos disponíveis no Serviço de Hemodinâmica do IMC, a equipe médica fez apenas um corte de milímetros na perna, em região perto do quadril, por onde introduziu pela veia um catéter que levou a bioprótese até o coração da paciente. A bioprótese TricValve® foi desenvolvida por físicos médicos e engenheiros da unidade rio-pretense P&F Products and Features, empresa austríaca, sediada em Viena e com unidades no Brasil, Alemanha, Portugal e Espanha. O dispositivo foi implantado pela equipe do IMC na região da veias cavas inferior e superior do coração da moradora de Auriflama, em procedimento que durou cerca de 40 minutos. A prótese restabeleceu o fluxo normal de sangue, que estava comprometido pelo mau funcionamento da válvula tricúspide, com graves consequências. “Este problema causava insuficiência do lado direito do coração, resultando em inchaço das pernas, retenção de líquido dentro da barriga e graves danos a órgãos como pulmões e fígado”, explica Dr. Pedro Garzon. “Ela vivia cansada e corria grave risco”, completa. Sobre o Instituto de Moléstias Cardiovasculares - IMC O Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC, de São José do Rio Preto é referência no interior paulista no atendimento e tratamento de pacientes com problemas e doenças cardíacas e vasculares, como também no ensino e pesquisa, sendo formador de centenas de médicos e na condução de estudos nacionais e internacionais ao longo de mais de cinco décadas. O IMC possui aproximadamente 100 médicos renomados e mais de 400 profissionais de outras áreas da saúde e de apoio. Realiza em torno de 3 mil consultas mensais e 310 mil exames ao ano, em pacientes provenientes de vários estados. Embora a sigla IMC esteja associada à cardiologia, hoje, o instituto possui outras diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, entre elas: Ortopedia, Cirurgia Geral, Urologia, Nefrologia, Hematologia, Endocrinologia, Cirurgia Plástica e outras. O IMC possui hospital estruturado com centro cirúrgico, UTI (com 9 leitos) e enfermaria (com 22 leitos) num ambiente moderno e acolhedor, oferecendo ao seu corpo clínico plenas condições de realizarem atendimentos clínicos e cirúrgicos de várias especialidades da medicina, proporcionando aos seus pacientes um cuidado integrado e de excelência.

20 de Setembro MAIS

UTI do IMC conquista Selo Top Performer da Epimed Solutions

As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Austa Hospital e do Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC, integrantes da holding de serviços de saúde Hospital Care, estão entre as mais eficientes do Brasil e atendem aos mais altos padrões de assistência e qualidade, segundo a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). "Ao conceder as certificações, a AMIB e a Epimed sinalizam para a nossa comunidade que nossas UTIs dispõem de profissionais intensivistas capacitados e alta tecnologia em equipamentos e infraestrutura para que possamos oferecer o melhor cuidado aos pacientes", afirma Rafael Chanes, diretor presidente do hub que reúne o Austa Hospital, IMC e demais empresas da Hospital Care. A Unidade de Terapia Intensiva Geral do Austa Hospital recebeu a certificação "UTI Eficiente", que atesta que obteve bons resultados clínicos com alocação mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes críticos. Entre todas as unidades avaliadas, apenas um seleto grupo recebeu a certificação "UTI Top Performer", dentre está a UTI do IMC, que apresentou os melhores resultados clínicos. Para conceder as certificações, a AMIB e a Epimed avaliaram 707 hospitais e instituições de saúde do Brasil, representando o maior registro epidemiológico de UTIs de todo o mundo, segundo a Associação. "Estas certificações têm por objetivo orientar políticas de saúde e estratégias para melhorar o cuidado dos pacientes críticos no país e a eficiência das UTIs", afirma Marcelo de Oliveira Maia, diretor presidente da AMIB. "UTIs com estas características contribuem de forma diferenciada para garantir a sustentabilidade e a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade e complexidade", completa Carlos Reis, CEO da Epimed Solutions, empresa especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas que melhoram a eficiência do atendimento hospitalar e a segurança do paciente. O sistema da Epimed está presente em mais de 750 UTIs de 400 hospitais brasileiros, que totalizam 11.000 leitos, nos quais mais de 1 milhão de pacientes estiveram internados no ano. "Possuímos a maior base de dados clínicos e epidemiológicos da América Latina para que possamos elaborar a nossa matriz de eficiência", afirma Carlos Reis.

14 de Abril MAIS

PROGRAMAÇÃO DIA 17/10  - SEGUNDA-FEIRA 13:30: ABERTURA Local: Anfiteatro IMC   14:00: Palestra “Cuidados e sequelas pós-covid” Palestrante Dr. Thiago Guaiumi Local: Anfiteatro IMC   20:00: Palestra “Motivações e desafios” Palestrante Daniela Gomide Local: Anfiteatro IMC   DIA 18/10 - TERÇA-FEIRA 09:00: Palestra “Educação financeira e investimentos” Palestrante André - XP Local: Anfiteatro IMC   14:00: Exercícios com prof. Caue com sorteios de brindes da academia Cross Experience Local: Patio da Guarita   DIA 19/10 - QUARTA-FEIRA 14:00: Palestra “Mude seus hábitos e seja mais leve na vida e na balança.” Palestrante Cibele Alcantara (Estudante de Nutrição e Proprietária do programa Sempre Slim) Local: Anfiteatro IMC   15:00: Palestra “A importância da atividade física para a saúde” Palestrante professor e Coach em Educação física Herbert Local: Anfiteatro IMC   DIA 20/10 - QUINTA-FEIRA Das 08:00 as 19:30: Dia com Mary Kay “Realçando as nossas belezas” Anfiteatro IMC   DIA 21/10 - SEXTA-FEIRA 10:00: Palestra “Reike e seus efeitos”* Palestrante: Erika (professora de Reike) Local: Anfiteatro IMC *Após sessão de Reike e sorteio de brindes   11:30: Encerramento   Para mais informação consulte o SESMT. Sua presença é muito importante!

09 de Outubro MAIS

No inverno, risco de sofrer infarto aumenta 30%, alerta cardiologista do IMC

No inverno, o risco de sofrer um infarto aumenta 30%, segundo dados do Instituto Nacional de Cardiologia, nesta época do ano, a chance de desenvolver outras doenças vasculares, como o caso AVC (acidente vascular cerebral), também é elevada. “O risco é maior porque, em resposta à queda da temperatura, os vasos sanguíneos se contraem para manter o calor do corpo, aumentando a pressão arterial e, com isso, a possibilidade de infarto ou AVC”, explica o cardiologista Luciano Miola, do Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC, de São José do Rio Preto. Além do aumento da pressão sanguínea, as complicações cardíacas e vasculares são mais fáceis de acontecer nesta época do ano também por conta da falta de hidratação e sedentarismo, já que as pessoas tendem a reduzir a atividade física ou mesmo não a praticar. O AVC (acidente vascular cerebral) acontece quando os vasos responsáveis por levar o sangue até o cérebro entopem ou se rompem, causando assim morte dos neurônios da área cerebral que ficou sem a circulação sanguínea. Por esse motivo, quanto antes identificado e iniciado o tratamento, menores são as chances de danos mais graves ao paciente. Dr. Luciano Miola explica que, para manter a temperatura do corpo (36º C), as terminações nervosas da pele incentivam a produção de uma substância que acelera o metabolismo para proteger os órgãos internos e evitar a perda de calor. “Este processo exige mais força do coração para conseguir bombear o sangue, pois as paredes dos vasos sanguíneos se contraem. Isso gera um aumento elevado da pressão sanguínea, o que pode levar a pessoa a ter um AVC ou infarto”, descreve o cardiologista do IMC. Segundo ele, as pessoas podem se prevenir de sofrer estes problemas cardiovasculares adotando algumas atitudes como, por exemplo, se agasalhar melhor, manter a hidratação, não deixar de praticar exercícios, não tomar vento ou chuva, descansar sempre que possível, reduzir o álcool e cigarro e manter uma alimentação saudável e balanceada. “É importante prestar atenção em qualquer sinal de mudanças no organismo e, ocorrendo, procurar imediatamente o médico. Realizar consultas periódicas, com exames preventivos é fundamental também. A maioria das doenças pode ser curada quando descoberta e tratada com antecedência”, afirma Dr. Luciano Miola. De acordo com o cardiologista, os sintomas do AVC podem aparecer dias antes, por isso deve-se estar atento e buscar ajuda médica o quanto antes. Para identificar os sinais do AVC, pode-se usar a técnica conhecida como “SAMU”: sorriso, abraço, mensagem, urgente. Sorriso – durante o AVC a boca fica torta, peça para que a pessoa tente dar um sorriso. Abraço – nesse momento fica difícil para a pessoa levantar os dois braços ao mesmo tempo. Peça para que ela tente te abraçar. Mensagem – quem está tento um AVC começa apresentar dificuldades de fala, peça para a pessoa cantar. Você vai perceber a fala embolada. Se perceber um desses sinais, o SAMU (fone 192) deve ser acionado urgentemente. De acordo com o médico do IMC, outros sintomas são a dificuldade de caminhar ou ficar em pé, formigamento e falta de força em um lado do corpo, problema de memória recente e passada e dor de cabeça intensa com vertigem. “O tratamento precoce com medicamentos, como TPA (fibrinolítico), pode minimizar danos cerebrais. Quanto antes a pessoa for socorrida e iniciar o tratamento, melhores serão os resultados e menores as sequelas”, finaliza Dr. Luciano Miola.

19 de Julho MAIS

Hospital do Coração do IMC recebe acreditação da ONA

O Hospital do Coração do IMC recebeu, em março, a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma certificação que atesta, não apenas a qualidade dos serviços prestados pela instituição na área da saúde hoje, mas que reconhece o comprometimento de uma equipe que há 53 anos faz história com pioneirismo em tratamentos cardiovasculares que se tornaram referência em todo o país. Esta acreditação assegura que o Hospital do Coração (HMC) atende aos requisitos formais, técnicos e de estrutura de qualidade e segurança na saúde, para exercer a atividade hospitalar, identificar os riscos específicos e gerenciar os processos com foco principal na segurança do paciente. “Não há alegria e satisfação maior para nós, do Hospital do Coração, receber o selo de hospital acreditado pela ONA. Este é um resultado de muito esforço e dedicação de todos os nossos colaboradores e parceiros. Não tenho dúvidas que esta certificação é só o começo de um longo trabalho pela busca contínua da excelência.”, disse o administrador, Dr. Michael Melo. A ONA reconhece a qualidade dos serviços médico-hospitalares do HMC com vista a um processo contínuo de melhoria, onde se destacam o desempenho de seus recursos humanos, o aprimoramento da gestão organizacional e, principalmente, a segurança dos pacientes e dos profissionais da saúde. Este resultado foi alcançado por todos. Uma diretoria engajada, que incentiva diariamente seus profissionais com a atitude de buscar um melhoramento contínuo para um atendimento assistencial de excelência. Uma equipe de colaboradores que trabalha unida em aprimoramento dos processos, com dedicação e comprometimento com a saúde. Enfim, uma conquista muito importante, porque consiste no reconhecimento da credibilidade social alcançada pelo Hospital do Coração, construída por mais de duas décadas de atuação profissional ética, inovadora e responsável na área da saúde e da segurança integral de seus pacientes. “A acreditação da ONA é uma conquista importantíssima no que se refere à humanização que o hospital dispõe do ponto de vista técnico e de acolhimento do paciente. É uma maneira concreta de o público externo ter um olhar microscópico para a nossa instituição, visualizando a qualidade dos nossos processos. Eu estou muito satisfeito e feliz pelo comprometimento de todos, porque, dessa forma, nos envolvemos e entendemos o processo normativo que garante a segurança na assistência prestada pela instituição a qual todos nós pertencemos. Só tenho que agradecer a todos.”, ressaltou o médico cirurgião cardíaco e diretor do Hospital do Coração, Dr. Roberto Vito Ardito. Esta conquista é compartilhada com toda a sociedade rio-pretense e também do estado de São Paulo, para os quais esta instituição tem prestado, assiduamente, um servido de qualidade reconhecida profissionalmente e socialmente referenciada. O que é a ONA? A ONA é a organização responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde o ano de 1999, ela atua para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem ao aprimoramento da segurança e do cuidado com o paciente. Hoje mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA. Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá. Acompanhe as instituições acreditadas em nossa região pelo link: https://www.ona.org.br/mapa-de-acreditacoes

15 de Junho MAIS

O IMC trabalha pela primeira vez a campanha em favor da Saúde Mental

O Instituto de Moléstias Cardiovasculares e o Hospital do Coração estão lançando esse mês, pela primeira vez, a Campanha Janeiro Branco, que alerta para os cuidados com a saúde mental. Assim como o Setembro Vermelho, o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o Janeiro Branco é um mês dedicado à alertar a sociedade como um todo da importância de prevenir doenças, neste caso, do cérebro. A Campanha Janeiro Branco busca a promoção de Saúde Emocional nas vidas de todos, buscando estratégias para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos. Uma campanha dedicada a mostrar às pessoas – e à sociedade – que os seres humanos são seres de conteúdos psicológicos e subjetivos, que suas vidas, necessariamente, são estruturadas em torno de questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais, sendo, portanto, imperioso e necessário, que a subjetividade humana possua lugar de destaque em nossa cultura e em nossos cotidianos, sob pena de sermos vítimas de nós mesmos e de quem despreza as próprias necessidades psicológicas e as necessidades psicológicas alheias. Segundo uma pesquisa feita na Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, Estados Unidos, situações estressantes provocam uma produção excessiva de glóbulos brancos no organismo. Essas células fazem parte do sistema imunológico de um indivíduo. Em excesso, porém, podem se acumular nas paredes das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo e favorecendo a formação de coágulos – elevando, assim, o risco de doenças cardiovasculares. De forma resumida, o estresse pode levar a um infarto ou a um acidente vascular cerebral (AVC). Mais do que preocupante, essa pesquisa aponta porque as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 17,7 milhões de pessoas morrem por doenças do coração. Desses óbitos, estima-se que 7,4 milhões ocorrem devido às doenças cardiovasculares e 6,7 milhões devido a acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Durante todo o mês de janeiro, a instituição divulgará em suas redes sociais e site dicas e informações sobre o assunto para alertar a população. Além de realizar internamente uma série de ações e eventos para promover a saúde mental do seu colaborador.   PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS DA CAMPANHA 17 de janeiro de 2020 | Às 10 horas | Anfiteatro IMC Lançamento Oficial da Campanha Fala: Dr. Jorge Cury Junior - Presidente do Conselho do IMC e Cardiologista 17 de janeiro de 2020 | Das 11h00 às 14h00 | Sala de Descanso (Anexo) Sessão de Yoga Restaurativa: consciência corporal, alongamento e meditação para os colaboradores 20 de janeiro de 2020 | Às 9 horas | Anfiteatro IMC 3º Encontro Social do Ambulatório IMC Drª Naira Juliana Santos Gomes – Neurologista Dr. João Daniel B. Pinotti – Cardiologista ‘‘Os efeitos do estresse para o cérebro e coração’’. EVENTO ABERTO AO PÚBLICO. 24 de janeiro de 2020 | Das 9h00 às 11 horas / 14h00 às 16h00 | Anfiteatro IMC Bate-papo com profissionais da área de Psicologia Oportunidade para os colaboradores conversarem com profissionais da área, para falarem o que sente, suas emoções, seus sentimentos, seus pensamentos e receber orientações. 31 de janeiro de 2020 | Às 15 horas | Anfiteatro IMC Encerramento da Campanha Falas: Dr. Jorge Cury Junior - Presidente do Conselho do IMC e Cardiologista Dr. Roberto Vito Ardito - Diretor Administrativo do HMC e Cirurgião Cardíaco.

15 de Junho MAIS

IMC realiza procedimento inovador para correção de Estenose Aórtica

Foi realizado no dia 12 de setembro, às 9h30, no IMC, o Implante Transcateter de Valva Aórtica, procedimento conhecido como TAVI. Ele corrige a Estenose Aórtica (EA), um estreitamento da válvula que impede o fluxo sanguíneo do ventrículo esquerdo para a aorta. O implante mudou a história das cirurgias cardíacas no mundo por ser realizado de forma minimamente invasiva, permitindo, assim, que pacientes com alto risco ou impossibilidade cirúrgica pudessem fazer o procedimento de forma segura. O implante foi solicitado pelo cardiologista, Dr. Jorge Cury Júnior, a uma paciente de 73 anos, que já havia passado, anos atrás, por uma cirurgia de implante com esternotomia (abertura cirúrgica do esterno) para a correção da doença. Com o tempo, a válvula implantada perdeu sua função e, com outros agravamentos da doença, a paciente ficou impossibilitada de passar novamente pelo mesmo procedimento, tornando-se assim, o TAVI, uma indicação de solução para o caso. O implante foi realizado pelos médicos: Dr. Armando Mangione, Cardiologista Intervencionista Proctor especialista em TAVI da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dr. Pedro Gomes de Almeida Garzon e Dr. Dárcio Gitti de Faria, Cardiologistas e Hemodinamicistas do IMC, além de uma grande equipe de profissionais qualificados para dar suporte durante o implante. O procedimento foi um sucesso e o IMC de Rio Preto demonstra mais uma vez sua excelência na realização de uma técnica inovadora na saúde do país. TAVI NO MUNDO Há 15 anos, o cardiologista intervencionista francês, Dr. Alain Cribier, realizou com sucesso o primeiro implante percutâneo transvalvar aórtico no mundo. O procedimento se tornou um marco na história das cirurgias cardíacas, porque não requer esternotomia e circulação extracorpórea, o que possibilitou, a partir de então, correções menos invasivas em paciente de alto e muito alto risco cirúrgico, uma inovação sem precedentes no caso da Estenose Aórtica, que possui taxas de mortalidade de até 50% em dois anos, em casos sintomáticos. Até o início do século 21, os casos severos da patologia tinham indicação primordial de tratamento cirúrgico. Nos dias atuais, as taxas de sucesso progressivamente maiores têm sido obtidas com o TAVI e, baseadas nestas evidências, as diretrizes mais atuais elaboradas pelas Sociedades Brasileira, Interamericana, Americana e Europeia de Cardiologia, sobre a correção dessa patologia, recomendam que o TAVI seja o tratamento de escolha para pacientes com estenose aórtica grave e considerados inoperáveis. SAIBA MAIS SOBRE A ESTENOSE AÓRTICA Estenose Aórtica (EA) é uma doença grave que apresenta curso acelerado a partir do aparecimento dos sintomas, podendo evoluir para complicações graves, como AVC, ou para óbito. Estima-se que 3 a 5% dos idosos acima de 75 anos podem ser acometidos pela patologia. O tratamento padrão é a cirurgia com implante de prótese valvar. A doença afeta habitualmente pacientes idosos, que algumas vezes não podem ser operados pela presença de comorbidades avançadas ou por problemas anatômicos. Neste grupo de pacientes, o tratamento padrão é o clínico, raramente sendo utilizada a valvuloplastia. A sobrevida neste grupo é pequena e de difícil estimativa.

15 de Junho MAIS

Campanha de Endomarketing do IMC cultiva bons sentimentos no coração dos colaboradores

O IMC e HMC lançou no mês de junho a Campanha de Endomarketing “É no Coração”. O objetivo desse projeto é aquecer a relação com os funcionários, motivá-los a pensar e valorizar a empresa e despertar o “calor humano”, a amizade e a admiração entre eles para com a empresa. A campanha visa a importância de fazer nascer e cultivar o bom sentimento no coração de cada colaborador, refletindo a empatia e harmonia. A pergunta chave que define o conceito dessa campanha é: “O que o seu coração tem a dizer?”. Essa questão mostra o quanto a empresa está disposta a ouvir seus funcionários, saber o que pensam e o que sentem e, assim, poder estar cada dia mais próximo, se conectar e estreitar a relação. Nos dias, 04 e 05 de julho, foi realizado o lançamento da campanha. O evento aconteceu no Anfiteatro e foi dividido em quatro palestras para atingir o maior número de funcionários possível. Nas aberturas falaram o diretor do IMC e HMC, Dr. Michael Melo; o médico e presidente do conselho do IMC, Dr. Jorge Cury Junior; e o diretor administrativo do hospital, Dr. Roberto Vito Ardito. A apresentação da campanha foi realizada pelo diretor de inteligência estratégica e marketing, Alessandro Bossan, que entusiasmou o grupo com sua fala. Durante os encontros também foi apresentada uma ação entre equipes, na qual os objetivos serão as ações aplicáveis que na prática beneficiem outro departamento. As melhores ideias serão aplicadas na empresa e a equipe que a propôs será premiada em agosto. Como uma forma de já aquecer a relação entre as equipes, foi servido um coffee break no final de cada encontro, para proporcionar um momento de confraternização entre todos. Ao final, foram distribuídas canecas personalizadas com o símbolo da campanha como brinde a todos. O MANIFESTO Pulsar. Impulsionar. Viver Nós nascemos a partir da primeira batida do nosso coração. É a partir daí que nascem todas as coisas. Nasce o amor, a amizade. Nasce a empatia, a sintonia e a alegria. Nasce também o bem: bem querer, bem-estar. Nós, do HMC, acreditamos que estar com você é poder compartilhar o que vem daqui de dentro. Por isso, queremos ouvir o seu coração. Saber o que você deixa nascer dentro dele. É isso que nos faz pulsar, seguir em frente em nossa jornada. Poder conectar nossos corações, numa única frequência.

15 de Junho MAIS